CONTEÚDO NEXIALISTAS

Vídeo Corporativo. 5 razões para começar hoje em sua empresa

postado em: 09/13/2017

Ilustração de tablet com vídeo corporativoVídeo Corporativo. 5 razões para começar hoje em sua empresa

Não tem certeza se o uso de vídeo corporativo pode auxiliar nas estratégias de T&D de sua organização?

O Linkedin passou a aceitar vídeos nativos, em que os usuários publicam direto na plataforma. A rede, que é mais focada em contatos profissionais e empresariais, se rendeu às stories, lives e snaps. Recursos já utilizados e com sucesso pelo Instagram, Snapchat, Twitter e Facebook.

E essa mudança do Linkedin não é gratuita , apenas para não ficar fora da moda. O consumo de vídeos hoje já representa mais de 64% do tráfego da internet. De acordo com uma pesquisa da Cisco, será responsável por quatro quintos de toda a rede em apenas dois anos. Não dá para ficar de fora desse mercado!

E o que isso tem a ver com a sua companhia?

Se o Linkedin, mais conservador e formal, vê no vídeo a saída para usuários mais engajados, por que com a sua empresa seria diferente?

Você pode estar perdendo uma grande oportunidade de envolver mais seus colaboradores. E até ter prejuízos, ao ignorar uma ferramenta dinâmica, comunicativa e que auxilia na produtividade da corporação.

A máxima: “tempo é dinheiro” nunca fez tanto sentido como nos dias atuais, em que vivemos em um mundo disruptivo. O uso de imagens em estratégias de aprendizagem pode ampliar e agilizar a assimilação de conteúdos, além de tornar mais efetiva as ações de treinamento e desenvolvimento.

Para entender ainda mais o poder do vídeo, de acordo com o Youtube Insights, em um ano a plataforma aumentou em 54% o número de seus usuários. Com 98 milhões de pessoas o Brasil é o segundo país com mais acessos. E o mais importante para a sua corporação: 31% procuram conteúdo de aprendizado.

A solução para a educação corporativa da sua organização pode estar no uso de imagens.

Se sua companhia precisa de ainda mais motivos confira a lista que reunimos:

5 razões e vantagens do uso do vídeo corporativo para T&D

1 – Redução de custos

– Não é preciso pagar por instrutores a cada turno dos colaboradores ou encontros na matriz e escritórios. A um só custo, o conteúdo gravado pode ser utilizado inúmeras vezes. Se a informação for perene poderá ser utilizada ainda para o treinamento de outros funcionários no futuro.

– Economia em viagens, locação de espaço, alimentação, transporte e hospedagens. Se sua companhia tem associados em diferentes partes do país reuni-los pode incluir muitas despesas. Com imagens basta um computador ou celular. Se o CEO quiser transmitir uma mensagem, o vídeo faz as honras da casa.

– Eliminação de gastos com a elaboração de apostilas, tutoriais e outros materiais impressos.

2- Economia de tempo

– Não é necessário parar os colaboradores ou agendar uma data para reunir todos os funcionários da empresa. O vídeo pode ser acessado em qualquer lugar, online ou off-line, significando economia de tempo.

– Gestores ou equipe de T&D só precisarão reservar um tempo para a gravação das aulas e não mais interromper o trabalho a cada ação de aprendizagem em diferentes dias ou locais.

Ilustração funcionários concordando com ideia

3 – Alcance e acessibilidade

– Conteúdo pode ser acessado na plataforma da empresa em computadores ou dispositivos móveis, como celulares e tablets. A distribuição também é possível pelo envio de links ou uso de aplicativos de mensagens, como whatsapp.

– Conteúdo sempre disponível. O funcionário pode estudar quando for mais conveniente para ele, quer esteja no trabalho, em uma viagem para a empresa ou em seu tempo livre em casa.

– Vídeos organizados como pílulas de aprendizagem podem ser utilizados pelos colaboradores no momento em que precisarem da informação.

4 – Envolvimento e engajamento

– O vídeo reúne diferentes estímulos, como visual, sensorial e auditivo e por isso passa mensagens mais completas e com significado para as pessoas. Seu uso em treinamentos torna a aprendizagem mais dinâmica, atrativa e provoca maior envolvimento.

– Respeita o ritmo dos colaboradores. Pode ser pausado ou assistido novamente, sem período determinado para acontecer, o que possibilita mais engajamento.

– Permite maior individualidade e liberdade de interação com o conteúdo. O funcionário é o autor da sua aprendizagem com flexibilidade para estudar no tempo em que está mais apto e disponível.

– Elimina as situações de timidez ou embaraço. A consulta ao tutorial de dúvidas, ou repetição de informações podem ser realizadas sem o receio de avaliação por parte do gestor ou outros funcionários.

5 – Melhora o aprendizado

– Fornece mais informações em menos tempos. Se uma imagem vale mais que mil palavras o vídeo traz várias imagens em segundos.

– O conhecimento é mais fácil de ser assimilado e retido. Um estudo estima que os alunos se lembram de 50% do que ouviram ou viram. Esse índice cai para 10% quando considera o que é lido.

– Permite a segmentação e maior eficiência ao direcionar o conteúdo para públicos específicos ou de acordo com a necessidade de aprendizagem.

– Diferentes formatos como animações, palestras, ilustrações, elementos gráficos, tutoriais, encenações ou discussões de temas tornam a aprendizagem mais interessante.

Ilustração alternativas de conteúdo em vídeo

Dica extra

O vídeo é o formato preferido das novas gerações que chegam ao mercado. Acostumados a buscar o conhecimento na hora em que se faz necessário é provável que interajam melhor com conteúdo nesse formato do que a algumas horas sentados em treinamento presencial.

Vale a análise.

Vale destacar também que o uso de imagens não está mais limitada a grandes corporações. Com o avanço da tecnologia o valor para produção vem caindo e companhias de todos os portes, inclusive pequenas, também podem apostar no formato.

Ao adotar vídeos corporativos no treinamento da sua companhia você consegue capacitar mais colaboradores, em menos tempos, a um custo menor e com mais resultados.

Ainda em dúvidas se o vídeo pode ser um formato interessante e eficiente ao seu treinamento corporativo? Deixa uma mensagem para a gente. Podemos esclarecer suas questões e ajudar na análise das melhores ferramentas para a educação corporativa da sua empresa.

 

Se você gostou desse artigo e gostaria de saber mais sobre as novidades e soluções em treinamento e desenvolvimento nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, YouTube e Linkedin.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar