CONTEÚDO NEXIALISTAS

Transformação Digital: sua empresa está pronta para esse desafio?

postado em: 08/01/2017

Ilustração Transformação Digital Empresas

Quando se trata de Transformação Digital sua empresa está pronta para esse desafio?

Parece meio ofensivo questionar isso. É como dizer que as empresas não têm a percepção real do mundo ou que não estão considerando os impactos do mundo digital nos seus negócios.

Em parte, é isso mesmo.

É claro que as organizações acompanham as mudanças e seus reflexos para as companhias. Por certo têm modernizado procedimentos, adotado inovações tecnológicas e investindo em pesquisa.

Isso é só o começo, no entanto. Transformação Digital envolve mais do que apenas o setor de TI. Estamos passando por uma nova revolução, com impactos tão grandes ou maiores do que os provocados pela revolução industrial.

Nesse admirável mundo novo em que a tecnologia se faz mais presente na vida das pessoas, seus clientes e colaboradores já são digital first.

É muito simples. Se o consumidor muda, a sociedade muda, e com sua empresa não pode ser diferente. Toda a estrutura precisa evoluir para a completa travessia do negócio em direção ao mundo digital.

Travessia essa que precisa envolver a todos na corporação, especialmente seus colaboradores, que devem contar com estratégias e ferramentas para que possam participar e auxiliar na nova realidade da sua companhia.

É essa jornada contínua de transformação que vai ajudar a organização a vencer esse desafio. Vai ajudar a não perder o ritmo, a produtividade, os colaboradores e, mais importante, o cliente.

Trocando o B2B, B2C pelo P2P

Falando em cliente… Sua empresa está preparada para o P2P?

Essa resposta tem que estar na ponta, ou melhor, no centro de toda estratégia de sua companhia, especialmente no processo de Transformação Digital.

As mídias sociais e o crescente acesso a dados ao alcance de uma pesquisa no Google tem conferido aos consumidores cada vez mais influência nos destinos de produtos e serviços.

Esse protagonismo deve levar a substituição dos modelos de negócios B2B e B2C pelo P2P, ou People to People.

Não basta uma organização estar tecnologicamente centrada para resultados, se deixar o lado humano. É preciso investir para atender aos desejos de seus consumidores.

Os clientes não compram mais produtos, eles buscam sensações, experiências, emoções, que, por um acaso, vêm com seu produto.

Não é pouco trabalho. Por que começar esse processo agora?

Transformação Digital e suas vantagens

É bom lembrar que grandes mudanças também trazem grandes oportunidades e novos modelos de negócios e serviços. Que o digam Google, Facebook, Uber, Airbnb, Amazon.

De acordo com o Fórum Mundial de Economia, na lista da Fortune 500 as empresas que aderiram a Transformação Digital estão gerando 8% ou US$ 100 milhões a mais em ganhos operacionais a cada ano.

Não a toa a preocupação com o digital aparece entre as prioridades dos executivos das empresas,  logo atrás do crescimento nos lucros. De acordo com levantamento da Gartner, 31% dos entrevistados ressaltaram como segunda prioridade o comprometimento com uma postura digital nos negócios.  A mais alta taxa ja vista pela consultoria em suas pesquisas.

E não são só grandes organizações. Dados da Accenture revelam que as companhias que entendem a importância de serem digitais são 26% mais lucrativas das que ainda resistem a mudança.  Quer mais motivos:

  • Melhoria de relacionamento com consumidor (e mais fidelização)
  • Ganhos de produtividade e competitividade
  • Redução de custos
  • Maior eficiência operacional e organizacional
  • Simplificação de processos
  • Plataforma integrada de produtos e serviços físicos e digitais
  • Otimização de Infraestrutura e operações
  • Engajamento dos colaboradores nos objetivos da empresa
  • Uso de dados na tomada de decisões e como vantagem competitiva

Gif de homem lendo no computador

Transformação Digital na gestão de pessoas

As companhias contam hoje com uma infinidade de dados. Sim Big Data, Business Intelligence, People Analytics. Ferramentas que podem auxiliar a enxergar o seu negócio, o desenvolvimento dos seus colaboradores, o relacionamento com os clientes, à luz de informações mais precisas.

Contar com essas soluções ajuda a corporação a ser mais ágil, assertiva, diminuir os riscos e ter mais resultados. Afinal em um mundo digital todos os nossos passos são registrados. Na condução dos seus negócios várias informações são arquivadas.

É um banco de conhecimento formidável. A gestão de pessoas tem muito a ganhar ao monitorar o desenvolvimento da equipe, identificar melhor as habilidades do grupo, o progresso na organização.

Com esses dados em mãos se pode ter um conhecimento real do time e planejar soluções de aprendizagem que correspondam as necessidades dos colaboradores. É um investimento mais certeiro.

Os setores de RH e T&D têm que ter isso em mente e se preparar também para essa nova realidade digital, que inclui não só a modernização de processos, mas também de cultura.

Para que a equipe se prepare para os desafios e ajude a companhia a ser mais competitiva, precisa ter além do contato com a tecnologia, autonomia para construir sua aprendizagem e espaço para novas ideias.

O mercado oferece inúmeras ferramentas que oferecem a possibilidade de se construir o conhecimento com real significado para o colaborador e de acordo com suas necessidades no trabalho. Entre elas está o Microlearning, Gamificação, Realidade Aumentada.

Ao planejar a capacitação do time, os gestores de RH e T&D não podem se esquecer que atualmente já trabalham com uma equipe que é digital first.

Por onde começar?

Mais do que sair buscando novas soluções tecnológicas ou tentar contratar o próximo Mark Zuckerberg, é preciso analisar sua empresa.

Identificar seus objetivos, onde pode chegar na era digital, benefícios na cadeia produtiva e nos resultados da companhia, e, mais importante, como oferecer um melhor relacionamento e fidelização com seus clientes. É preciso planejar a Transformação Digital.

Isso porque não basta mudar apenas processos. A estratégia da corporação e o modelo de negócios precisarão ser redefinidos, assim como a cultura da companhia e a comunicação e o relacionamento com os colaboradores e clientes.

Muitas mudanças estão acontecendo e outras ainda estão a caminho. O processo de Transformação Digital é uma jornada contínua. É importante começar já a evoluir seus negócios para não entrar em extinção ou desaparecer do mercado.

Pensando se sua empresa aposta apenas em inovações tecnológicas ou se já iniciou a Transformação Digital? Temos um material sobre Empresas Digitais x Mentes Analógicas, que vai te ajudar nessa análise da companhia.

 

Sua empresa já começou essa travessia? Como sua organização está se preparando para essa revolução? Já conta com um planejamento, da estratégia à execução, para implantar a Transformação Digital? Conta para a gente nos comentários.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar