CONTEÚDO NEXIALISTAS

Como a Realidade Aumentada está mudando o treinamento corporativo

postado em: 07/25/2017

ilustração de aplicativo de realidade aumentada

Você acha que a Realidade Aumentada está muito distante da sua empresa?

O homem demorou alguns séculos para engatar sua evolução. No entanto, desde a internet as novidades têm ocorrido em intervalo de anos, ou até menos.

Passamos dos grandes computadores ao celular e do teclado ao touch screen. É hora de trocar a barreira de telas planas, estáticas e passivas pelo ambiente imersivo.

Boa notícia para o setor de treinamento e desenvolvimento da sua companhia. Você já pode contar hoje com a Realidade Aumentada como uma forte aliada da educação corporativa.

E não é preciso se preocupar com valores dos grandes óculos de imersão. Sua equipe já tem tudo o que precisa no bolso. Os famosos Pokémon Go e filtros do Snapchat são exemplos de aplicações dessa tecnologia ao alcance de todos: no celular.

A RA aumenta e aproxima a percepção de cenários. Ao possibilitar a imersão favorece a interação das equipes com novos conceitos ou conteúdos.

Permite ainda maior engajamento. O colaborador absorve melhor as informações e consegue ter um entendimento global do assunto.

Realidade Virtual x Realidade Aumentada

Se você já ouviu falar também sobre realidade virtual pode estar se perguntando qual a diferença entre elas.

A Realidade Virtual recria a realidade com um 100% ambiente virtual tridimensional. Para isso se utiliza de óculos ou capacetes, luvas com sensores, tudo para que você mergulhe nesse outro mundo.

O contato com o local em que você está não é desejado, uma vez que ele pode atrapalhar sua vivência nessa nova realidade. Os simuladores de voo são um exemplo.

Já a Realidade Aumentada não precisa que você se desligue do mundo, pelo contrário. Ela fornece informações digitais complementares para que você possa interagir com a realidade que está vendo.

É o exemplo do Pokemon Go, lembra? É mais simples e não precisa de equipamentos específicos. Pode ser utilizada com smartphones e tablets.

E como aplicar a Realidade Aumentada no setor de T&D?

Realidade Aumentada Na Prática

Alberto Roitiman, Chief Creative Officer da Nexialistas, dá um exemplo prático de uso no mundo do treinamento e desenvolvimento profissional.

“Anteriormente, para que um mineiro lá no interior da mina, pudesse ser treinado precisaria subir a superfície, onde haveria um computador conectado online o esperando para fazer o e-learning. Agora, basta que ele baixe um aplicativo em seu celular, aponte para um folheto desenhado para o treinamento, para que diversos vídeos, quizzes e conteúdos se abram para ele. Não é preciso estar online. O mesmo acontece com marinheiros em alto mar, geólogos nos locais mais remotos do planeta, e mesmo para as empresas que não têm infraestrutura ou acesso a um servidor”, completa.

De acordo com o Goldman Sachs, em 2025 o mercado para Realidade Aumentada e virtual vai crescer $ 80 bilhões, o tamanho que tem hoje o mercado de computadores.

Isso porque, cada vez mais empresas têm reconhecido na RA a melhor solução para integrar e informar colaboradores. Além de aumentar a produtividade e diminuir riscos de acidentes.

A inovação e facilidades trazidas por essa tecnologia não podem ser desprezadas pelos profissionais de Treinamento e Recursos Humanos.

Ao projetar para o espaço físico elementos virtuais que complementam um conteúdo você capta a atenção dos  colaboradores. Ao interagir com esses elementos eles aprendem mais rápido e retém a informação por mais tempo.

Experimente

Quer ver como o uso da Realidade Aumentada pode ser mais simples do que você imagina? Você pode fazer um teste e experimentar, aqui mesmo nesse blog, uma pequena demonstração da RA.

Essa imagem que ilustra nosso post não é só um desenho bonito de uma ilha. Ela traz várias informações sobre soluções em aprendizagem e consultoria. Não está vendo?

Isso porque ela foi construída com várias camadas que são visualizadas quando se aumenta a realidade com informações extras.

Faça a experiência. Entre no Apple Store ou Google Play e digite a palavra Nexialistas. Você vai encontrar nosso aplicativo. Baixe o app e aponte para a imagem. Você verá várias letras “N” que não tinha notado antes e ao clicar em cada uma delas se deparará com uma nova informação.

Alberto Roitman explica que o uso de RA pela Nexialistas surgiu como um mix de oportunidade x necessidade, uma vez que o mercado buscava por uma alternativa de treinamento off-line.

“A Realidade Aumentada foi a solução que encontramos para treinar qualquer profissional sem que ele esteja necessariamente na frente do computador ou presente em sala de aula. É uma solução inovadora que casa com o novo perfil de sempre buscarmos as novidades em educação corporativa”, afirmou.

Foto de pessoa usando realidade aumentada

Viu como é simples. Isso nos leva ao próximo grande benefíco da RA.

Custos e vantagens

O impacto é ainda maior do ponto de vista financeiro e de estratégia da empresa. O custo de uma solução em RA pode ser até 5 vezes menor que o treinamento convencional ou e-learning.

A velocidade em que os profissionais são treinados é outro diferencial, como explica Alberto Roitman. “Uma companhia com 2.000 funcionários pode levar até seis meses para treinar todos os colaboradores da forma tradicional. Com Realidade Aumentada isso pode acontecer em apenas um dia, algumas horas”, afirma.

As vantagens e facilidades dessa modalidade já conquistaram diferentes setores como saúde, automotivo, aeronáutico, educação e militar. Boeing, GE Healthcare, Ciso Systems, Microsof e o exército americano são adeptos do modelo.

A Realidade Aumentada é uma revolução nos treinamentos. E o melhor, está acessível e por isso deve ser aproveitada pelos setores de Recursos Humanos.

É uma ferramenta simples, inovadora e funcional,  que transforma o aprendizado em algo marcante. Ideal para fazer parte do Learning Strategy das companhias. Já que facilita a fixação do conteúdo e melhor, atrai engajamento, o que amplia a participação nos treinamentos.

Pensando se RA é a solução ideal para sua organização? Ainda em dúvida em como utilizar na rotina da sua empresa? Compartilhe conosco! Deixe o seu comentário logo abaixo!

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre as novidades em T&D, nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, YouTube e Linkedin.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar