CONTEÚDO NEXIALISTAS

Por que as empresas precisam de treinamento e desenvolvimento?

Filtro: postado em: 01/17/2018

porque as empresas precisam de treinamento e desenvolvimento

Com a velocidade das mudanças no cenário econômico e social, o treinamento e desenvolvimento de líderes e equipes é questão de vida ou morte para as empresas.

O investimento em treinamento e desenvolvimento tem retorno certo com a retenção de talentos, a garantia de qualidade de serviços e produtos, aumento na produtividade e melhora do clima organizacional.

Expandir a base de conhecimentos da equipe também aumenta a confiança do time na empresa, o que leva os colaboradores a desempenharem melhor suas funções.

O que é treinamento e desenvolvimento segundo Chiavenato?

“Nos dias atuais o treinamento é tido como peça chave no processo de desenvolvimento organizacional e, nesse sentido, torna-se necessário pensar que, em um mundo capitalista, o ser humano constitui-se em uma das maiores riquezas das organizações, mesmo diante de tantas inovações”, esta é explicação da importância do treinamento e desenvolvimento para Chiavenato. Idalberto Chiavenato é um dos autores brasileiros mais respeitados na área de administração de empresas e Recursos Humanos.

Em sua definição de treinamento e desenvolvimento, o autor reforça que as empresas modernas não devem apenas se preocupar com seu capital financeiro e tecnológico, mas com o humano, que é de onde vem os resultados de uma organização. É das pessoas que vem a inovação! É das pessoas que nasce a diferenciação! Treinar e Desenvolver a equipe é demonstrar a importância que ela tem para a organização, é reconhecer que as pessoas são o diferencial por isso merecem investimento!

O que é treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Ou o que é um treinamento e desenvolvimento organizacional? Essa é a dúvida de muitas pessoas.

O conceito de treinamento e desenvolvimento é definido como a capacitação e expansão de habilidades pessoais e profissionais, que vai gerar novas atitudes.

Mas qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Normalmente, um treinamento apenas é bastante pontual e visa fornecer uma capacitação imediata para alguma necessidade da empresa.

Já os programas de desenvolvimento são processos contínuos e portanto mais demorados.


O que é um programa de treinamento de desenvolvimento?

Um programa de treinamento vai permitir que a empresa fortaleça habilidades que seus funcionários precisam para realizar suas atividades.

Associado a um programa de desenvolvimento, o treinamento equipara as capacidades dos funcionários em um nível mais alto, com os conhecimentos e habilidades semelhantes.

Isso acaba com os chamados “núcleos fracos” da empresa. E alguma empresa pode ter núcleo fraco? Não há tempo e nem dinheiro para isso!

Só com investimento em treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações é possível formar uma equipe de alta performance com conhecimentos profundos sobre suas áreas, posicionamento estratégico e inovador, atitude protagonista, capacidade de resolver conflitos e de produzir bem em equipe.

Os temas mais procurados em programas de treinamento e desenvolvimento são comunicação, planejamento estratégico, gestão de tempo e flexibilidade, foco, autodesenvolvimento, autocontrole, liderança, perfis comportamentais, resiliência, empatia etc. Há ainda os treinamentos mais técnicos, muitas vezes desenvolvimentos sob medida de acordo com a necessidade específica da empresa.

Melhorias e possibilidades

O investimento em programas de treinamento e desenvolvimento tem custos relativamente altos porque requerem metodologias comprovadamente eficazes, embasadas por pesquisas executadas por profissionais extremamente qualificados nas mais diversas áreas e com muita vivência no mundo corporativo.

Com programas de treinamento e desenvolvimento as empresas podem melhorar:

Desempenho: com mais conhecimentos, o colaborador estará mais consciente para suas tarefas e seguro em sua realização. Sem contar que um programa de treinamento e desenvolvimento contínuo pode enriquecer o staff da empresa e melhorar todos os padrões dede a produção, organização até o atendimento ao cliente.

Satisfação pessoal: colaboradores bem treinados se veem diferenciados em relação à concorrência no mercado de trabalho e tendem a apresentar melhores resultados. Além de se sentirem muito mais satisfeitos com a empresa.

– Eliminação de fraquezas: quando um colaborador ganha conhecimento para melhorar seus pontos fracos vai exercer melhor seu papel na cultura da organização e se sentir valorizado.

– Aumento de produtividade: ao passar por treinamentos, os colaboradores tendem a melhorar a produtividade e aderir aos padrões de qualidade da empresa. Esse comportamento da equipe gera maior volume de negócios e diferencial no mercado.

Criatividade: quando os colaboradores são bem treinados e desenvolvidos tendem a inovar mais. E, assim, a empresa só ganha.

via GIPHY

O que é treinamento e desenvolvimento de recursos humanos?

Já faz tempo que o setor de Recursos Humanos (RH) deixou de executar apenas o processo de seleção e contratação de pessoas, folha de pagamento e gerenciamento de benefícios. Cada vez mais o RH tem que ser estratégico! Gerir o maior bem da empresa, que são as pessoas, está nas mãos da equipe de RH!

O RH é responsável pela disseminação da cultura organizacional, pelo posicionamento correto dos talentos da empresa nas funções mais adequadas, pela promoção de iniciativas relacionadas à melhoria da qualidade de vida na empresa, motivação e desenvolvimento destes profissionais.

Neste cenário, nem é preciso dizer que o colaborador do setor de RH precisa muito mais do que capacitação operacional, precisa de visão estratégica, bom relacionamento interpessoal, forte inteligência emocional, capacidade de gerenciar crises e conflitos, de orientar colaboradores, desenvolver equipes e treinar líderes.

Um programa de treinamento e desenvolvimento RH pode ser de diversos tipos:

Treinamento institucional: realizado quando um novo colaborador é integrado ao quadro. Ele será orientado pelo RH sobre  missão, visão e valores da empresa, suas normas, regras e condutas. Esse treinamento é o mais comum nas empresas.

Tutoria ou mentoring: quando um profissional precisa de aconselhamentos e orientação sobre alguma falha de desempenho.

Desenvolvimento de carreira: o foco é no planejamento da carreira do colaborador que tem chances de se tornar um líder.

Liderança: um treinamento de desenvolvimento profissional e gerencial deve desenvolver, gerir e conduzir gestores e equipes, para aumento de produtividade, entrega de resultados e garantir vantagens competitivas à empresa.

Motivacional: realização de iniciativas que vão promover a motivação no ambiente de trabalho para manter desempenho e alta performance.

Por que as empresas precisam de treinamento e desenvolvimento?

Como propor um programa de treinamento e desenvolvimento?

Para propor um programa de treinamento e desenvolvimento é preciso avaliar quais são as necessidades da organização. Para isso bastam alguns questionamentos: quais são as lacunas? É preciso melhorar desempenho com mais qualificação, atitude, aumentar produtividade, aspectos da cultura da empresa, estimular melhor atendimento ao cliente, ou mesmo promover a segurança no trabalho?

Mas como implantar treinamento e desenvolvimento na empresa?

É possível realizar algumas formas de treinamento e desenvolvimento:

– Treinamento em serviço: ocorre dentro do ambiente de trabalho, com o objetivo de aproximar o colaborador de suas atividades diárias.

Treinamento presencial: realizado com a presença de um instrutor responsável por capacitar a equipe em um determinado assunto e visa o crescimento dos participantes. Exemplos são os treinamentos coaching ou mentoring. O feedback é imediato.

Treinamento on-line: realizado através da internet tem menor custo de manutenção, mas nem sempre possibilita um grande aprofundamento no assunto.

Além disso, a empresa precisa ficar atenta se todos os colaboradores terão recursos para participar, como conexão com a internet – básico né?

O que faz um analista de treinamento e desenvolvimento?

Esse profissional é responsável por desenvolver técnicas e métodos de treinamento e desenvolvimento relativos às necessidades da organização.

Sob sua responsabilidade também está a execução de atividades de treinamento de pessoal, desenvolvimento de programas de treinamento, preparo de manual de treinamento e desenvolvimento e outros materiais, além de divulgar cursos e palestras.

Além disso, ele também precisa acompanhar os resultados dos programas de treinamento e desenvolvimento através de indicadores, avaliar eficácia, realizar pesquisa de clima organizacional e preparar relatórios gerenciais dos treinamentos.

A Nexialistas tem um time preparado para levar tudo isto para a sua empresa, de forma descomplicada, rápida, assertiva e verdadeiramente inovadora. Muitas empresas dizem que treinam e desenvolvem as equipes. Mas a Nexialistas cria uma experiência única de aprendizagem. Encantar é com a gente. Quer saber como a gente faz? Vamos bater um papo?