CONTEÚDO NEXIALISTAS

Para fazer um recrutamento inteligente, siga estas 10 dicas infalíveis

postado em: 07/03/2018

Para fazer um recrutamento inteligente, siga estas 10 dicas infalíveis

A economia se recupera. Timidamente, mas se recupera. Vivemos um quase pós cenário de crise econômica e recessão, que levou milhares de pessoas para a terrível estatística dos desempregados. Com as empresas precisando rever conceitos e cortar custos, muitas vagas de emprego foram eliminadas e bons profissionais ficaram disponíveis no mercado.

Quem é da área de RH sabe que mais que nunca é extrema importância fazer um recrutamento inteligente, já que tanto as empresas, como os profissionais, estão precisando se reinventar e minimizar os prejuízos dos 2 últimos anos de recessão.

Nesta reinvenção, as empresas também começam a entender que um dos patrimônios mais valiosos das organizações é o humano. Muitas vezes, esses “tesouros” já estão nas próprias organizações, mas ainda não estão sendo vistos ou valorizados.  Ou ainda nem foram descobertos.

Atualmente, os índices revelam que há muitas pessoas fora do mercado com considerável talento, mas que estão sofrendo com a crise econômica e até mesmo deixaram de procurar pelas vagas existentes, por fatores psicológicos ou financeiros.

Nos últimos 3 anos, a taxa de desemprego quase dobrou, foi de um patamar mínimo no fim de 2014 para mais de 13,3% no início de 2017, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Já com dados do início de 2018, o mesmo IBGE aponta que uma lenta recuperação do nível de emprego pode indicar que muitas pessoas que ficaram “desalentadas” com a busca de novas oportunidades poderão alcançar novo estímulo para voltarem a buscar colocação no mercado.

Mas para quem é da área de Recursos Humanos nas empresas, prevê-se também o uso de novas metodologias e tecnologias, como os softwares e plataformas digitais, para otimizar esse processo e tornar o recrutamento inteligente, não só para buscar candidatos, mas escolher os melhores, de acordo com as expectativas e demandas das empresas.

Para as organizações que sonham em formar uma verdadeira equipe de alta performance, selecionamos 10 dicas para um recrutamento inteligente, para ampliar, sobretudo, o patrimônio humano nas organizações.

via GIPHY

1- Olhe para dentro

Quem faz recrutamento inteligente, fornece oportunidades de promoção para funcionários que já estão no quadro da empresa. Isso aumenta positivamente a moral dos colaboradores, que – de olho em uma promoção – vão querer apresentar seus talentos, capacidades e realizações dentro da própria organização em vez de buscar novas oportunidades fora.

Antes de planejar preencher uma vaga com alguém do mercado, a empresa deve divulgar internamente a oportunidade.

Isso é extremamente importante para a fidelização à empresa, que ainda tem menores custos em relação a um recrutamento externo e probabilidade de uma melhor seleção, já que os potenciais daquele colaborador já são conhecidos e ele já está engajado à cultura da empresa.

Ter plano de carreira é um excelente diferencial para as empresas que fazem recrutamento inteligente.

As organizações precisam estar atentas às suas práticas para manutenção, motivação, responsabilidade, recompensa, reconhecimento, flexibilidade no equilíbrio entre trabalho e vida, promoção e envolvimento dos colabores.

Com esses cuidados, podem conseguir atrair e reter os melhores profissionais.

2- Procure parceiros para o recrutamento

Invista tempo no desenvolvimento de relacionamentos com escritórios de colocação universitária, recrutadores, empresas de busca de executivos, use sites e revistas especializadas para anunciar vagas. Os programas de trainnee (link) também são ótimos para descobrir talentos que poderão ser de extremo valor para a empresa no futuro, após devido treinamento e desenvolvimento.

3- Participação em seminários e congressos

Permita que os membros da equipe de RH participem ativamente das associações, conferências, feiras, seminários e diversas outras formas de refinarem um método para encontrar bons candidatos. Nestes locais, além do conhecimento adquirido, ainda poderão se deparar com muitos profissionais qualificados.

4- Use as redes sociais

Um recrutamento inteligente também aponta que as redes sociais são celeiros de talentos. A mais conhecida no âmbito profissional é o LinkedIn.

Nesta mídia social, candidatos não só apresentam seus currículos, como participam de grupos de discussão, que já apontam algumas características que poderão ser úteis no relacionamento profissional.

No próprio Facebook, ainda que revele um perfil mais pessoal, o posicionamento do candidato poderá ser um bom termômetro para seu comportamento no âmbito profissional.

5- Invista em seu site para recrutar

O site da empresa pode ser um dos melhores recursos para realizar um recrutamento inteligente. É lá que estão a visão, missão, valores, objetivos, produtos ou serviços de uma organização.

Ao ler sobre esses aspectos, profissionais em busca de uma recolocação podem experimentar  ressonância com seus próprios objetivos.


Crie uma aba de vagas, que contenha informações sobre os cargos e pré-requisitos para aquela vaga.

6- Faça uma boa entrevista

Mesmo com todas as qualificações do currículo, um candidato só poderá ser conhecido mesmo por meio do uma entrevista muito bem feita.

Ser profundo neste momento é o melhor, porque essa é a chance que o profissional de RH terá para conhecer os candidatos. Contrate por seus pontos fortes.

Se quer alguém que precisa trabalhar bem em equipe, é preciso saber se esse candidato tem essa característica. Ou se é um trabalho mais solitário, será que alguém que gosta de estar rodeado por pessoas não ficará insatisfeito com o tempo?

Neste momento, os candidatos também poderão aprender mais sobre os objetivos, as necessidades da organização e se apresentam perfil e condições para atender às expectativas.

Dentro deste aspecto também é importante verificar bem as referências e conferir antecedentes.

Para fazer um recrutamento inteligente, siga estas 10 dicas infalíveis

7- Conquiste a fama de bom empregador

Bons profissionais tendem a procurar vagas em empresas que são consideradas ótimas empregadoras. Mas é preciso que essas empresas que têm excelente reputação da sua marca também torne a característica de serem boas empregadoras conhecida.

Esse é um dos segredos do Google, que revelou-se inovador em tecnologias e têm novos métodos de gestão. Tornou-se quase um “sonho de consumo” para profissionais da área de tecnologia.

Que empresa não quer que os funcionários se gabem de que sua organização é um ótimo lugar para trabalhar?

8- Seja detalhista na descrição da vaga

Um recrutamento inteligente exige que as vagas sejam minuciosamente detalhadas, o que já vai garantir uma primeira peneira de candidatos.

Ser claro quanto às qualificações e experiências profissionais vai levar os melhores candidatos à empresa.

9- Envolva colaboradores no processo de seleção

Seus colaboradores poderão ser excelentes fontes para indicação de novos candidatos ao RH da empresa.

Alguns líderes poderão ajudar a revisar currículos, qualificações de potenciais candidatos, entrevistar pessoas para avaliar seu potencial e até a possibilidade de ajustar suas qualificações atuais para as demandas da empresa.

10- Softwares especializados em gestão de RH

O apoio da tecnologia tem sido vital para as empresas nesta Quarta Revolução Industrial, baseada no mundo digital, esse nosso mundo MUVUCA. Os softwares de gestão são verdadeiros aliados da produtividade, resultados e até lucro.

Esses softwares, que proporcionam resultados como automatização de processos, diminuição do retrabalho e até acesso instantâneo a dados, precisam estar alinhados com os objetivos das organizações.

Alguns deles permitem recrutamento e seleção inteligentes do começo ao fim do processo, como divulgação de vagas, triagem, contato com candidatos e até contratação, em uma única plataforma.

São várias opções no mercado, importante é que as empresas optem pelo que melhor se encaixa com suas necessidades, objetos e estratégia.

Clique aqui e baixe nosso material sobre EVP. Descubra como tornar sua empresa um lugar desejado para se trabalhar!

 

VAMOS TOMAR UM CAFÉ?

NEXIALIZE-SE

Q