CONTEÚDO NEXIALISTAS

Mundo MUVUCA: Você sabe o que é?

postado em: 02/05/2018

Mundo MUVUCA: Você sabe o que é

Não é nada fácil viver em épocas de transição. A adrenalina diante do desconhecido torna-se um fluxo contínuo na ausência de rotinas que giram em torno do mesmo contexto. Ondas sucedem-se indefinidamente sem que a gente tenha tempo para respirar. A alta velocidade impossibilita a apreciação de paisagens que apenas compõem borrões.

Como será que se sentiram os camponeses e artesãos da Inglaterra dos idos de 1760, diante das maravilhas produtivas da máquina a vapor, impulsionando a produção industrial e transformando campos em cidades?
Sete décadas depois, em meados de 1830, a 2a revolução industrial pareceu ser mais democrática, espalhando-se por Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. Motores a combustão, transatlânticos de aço, telégrafos e ferrovias conectaram o mundo, acelerando ritmos e tambores em todo planeta.

Mais um século e meio se desenrolaria – com muitas guerras e conflitos em várias partes do mundo – até alcançarmos o encontro entre a eletrônica, as telecomunicações e as tecnologias da informação. Desde então, nos acostumamos a acompanhar o mundo em tempo real num piscar de olhos, num teclar dos dedos.
Nosso século XXI testemunha a chegada da 4a revolução industrial com seus sistemas ciberfísicos, dando vida a máquinas inteligentes, criando vida em novas moléculas, transformando ecossistemas, sonhando com vida interplanetária. Vivemos o protagonismo humano da era anthropocene, infelizmente nem sempre apenas para o bem do planeta.
Não apenas nesses três últimos séculos, mas por toda trajetória humana em sociedades, cada uma dessas revoluções invariavelmente teve impactos significativos em diferentes dimensões – antropológica, psicológica, sociológica, filosófica, por exemplo. Basta lembrar como passamos a conviver após a descoberta da penicilina, ou imaginar como passaremos a viver após a nova revolução farmacêutica com os medicamentos biológicos.

Estamos em uma verdadeira MUVUCA!

Um mundo cada vez mais Significativo (Meaningful), Universal (Universal), Volátil (Volatile), Incerto (Uncertain), Complexo (Complex) e Ambíguo (Ambiguous).

Um mundo onde precisamos escolher corretamente as perguntas essenciais que merecem soluções e ações coerentes, ao invés de buscarmos responder a todas inquietações. Um mundo onde a pausa reflexiva pede um espaço na interminável lista de tarefas. Um mundo onde a inteligência artificial só tem serventia caso desperte consciência ecológica. Um mundo onde a conexão verdadeira não requer artefatos digitais. Um mundo onde, cada vez mais, o que de mais humano houver no ser humano passará a ser seu diferencial diante das máquinas. Só a essência de ser gente passa a ser valorizada neste nosso mundo MUVUCA.