CONTEÚDO NEXIALISTAS

EVP: Como fazer a empresa ser um sonho de consumo para os funcionários

postado em: 03/14/2018

EVP: Como fazer a empresa ser um sonho de consumo para os funcionários

Atrair, desenvolver e reter bons profissionais é um desafio para todas as empresas. Por isso, tanto quanto margem de lucro ou cumprimento de regras fiscais e trabalhistas, as empresas também deveriam se preocupar com o EVP (Employee Value Proposition) ou Proposição de Valor para o Empregado.

Para ser competitiva no mercado, a empresa precisa de atrativos que a diferenciem internamente. Antes de encantar o cliente, é preciso encantar o funcionário. Fazer os olhos de um colaborador brilhar não é difícil. É preciso ter plano de carreira estruturado, benefícios e parcerias nesta relação. O EVP se traduz em atrativos únicos, pouco prováveis de serem encontrados em um relacionamento profissional do colaborador fora da empresa.

Para melhorar resultados na atração e retenção de talentos, aumentar o EVP é uma boa, para não dizer a única estratégia.

Mas o que é EVP?

A EVP (Employee Value Proposition)  ou Proposição de Valor para o Empregado é uma estratégia que a empresa desenvolve para ser vista como atrativa para futuros bons profissionais, que se enquadrem ao perfil e atributos da organização. Esses atributos passam por bons salários, mas também por outros atrativos.

É como se fosse um pacote de recompensas pelo valor do profissional, em troca de sua produtividade, tempo e energia, algumas delas são:

– Boa remuneração

– Aceleração na carreira

– Benefícios, como plano de saúde e de aposentadoria, férias, treinamentos

Ao candidatar-se a uma vaga, profissionais altamente especializados costumam pensar no que vão ganhar com o trabalho que se envolverão, qual o papel que vão desempenhar, como serão compensados pelos resultados que conseguirem e, mais, o quanto a atividade irá proporcionar crescimento profissional.

Quando o profissional entra em uma organização, ele quer programas que trabalhem o seu desenvolvimento, recompensa pelos seus méritos pessoais e profissionais, estabilidade e mais, querem se sentir reconhecidos e terem bem-estar, serem felizes.

Esses atributos e qualidade da empresa são a expressão da cultura da organização, que começa a ser desenvolvida a partir da marca do empregador e de sua reputação.

Para quem precisa entender melhor, é só pensar que a marca do empregador tem credibilidade em seus atributos e qualidades. Vamos pensar em empresas que trabalham com EVP focado em resultados: Google, Coca-Cola, Natura, Facebook, Ultragaz e Vale.

Essas empresas gozam do prestígio do consumidor, têm responsabilidade social, posicionamento de mercado, costumam divulgar conceitos de ética e respeito profissional e têm qualidade em seus serviços.

Além disso, primam por ambientes descontraídos, prezam pela qualidade de gestão, praticam inovação e desenvolvem líderes servidores. Alguém tem alguma dúvida de que essas empresas têm reputação de boas empregadoras e costumam atrair e reter talentos?

via GIPHY

Como aumentar o EVP da empresa?

Não é exatamente um processo simples criar um EVP mais alto. É um verdadeiro desafio para os profissionais de RH, é preciso pesquisar com os colaboradores sobre suas necessidades e desejos, avaliar o mercado de talentos e refinar os objetivos de recrutamento para atrair e reter.

Mas vamos apresentar algumas dicas para melhorar esses atributos corporativos, que passam inevitavelmente por focar e melhorar o pacote de recompensas.

Avaliar mercado e o que a empresa já tem

Avalie o que melhorar, como desenvolver novos atrativos, o que a empresa precisa aperfeiçoar em relação ao que já costuma oferecer.

Para tanto, é possível lançar mão de pesquisas internas, como quais benefícios eles mais gostam, o que não faz tanta diferença, etc. Pesquise o que os concorrentes estão oferecendo em seus sites de emprego e faça muitas reuniões – produtivas – com lideranças de setores.

Um EVP estratégico pode ajudar a organização a recrutar mais candidatos talentosos e especializados e pode impulsionar a área de RH.

Remuneração + benefícios

Como anda o nível salarial da empresa em relação ao mercado? Não tem segredo, bons colaboradores querem ser recompensados financeiramente pela sua expertise. Porém, dinheiro não é tudo! Um pacote atrativo de benefícios também pode aumentar o EVP da empresa. É preciso entender as necessidades dos colaboradores.

Invista em benefícios tangíveis e alguns intangíveis. Isso vai depender inclusive do setor. Por exemplo, uma empresa de tecnologia precisa muito de bens tangíveis, como equipamentos e plataformas de última geração, mas nem por isso, os intangíveis devem ser ignorados, como um bom plano de seguro saúde.

É preciso se conectar com sua força de trabalho. O EVP precisa combinar com quem trabalha lá. Por exemplo, não adianta oferecer um “benefício” que ninguém considere atrativo.

Alavancamento profissional

Quando um profissional altamente especializado, que vai integrar uma equipe de alta performance, o que ele pensa: como se encaixa no futuro da empresa? Como ele pode ser recompensado pelos objetivos definidos pela empresa e atingidos por ele?

Pense em programas de treinamento e desenvolvimento para aceleração da carreira e engajamento do profissional. Ele precisa se sentir conectado, importante, e investir em sua reciclagem ajuda a desenvolver esse sentimento.

Oferecer educação corporativa, como trilha de aprendizagem ou participação em seminários e congressos, aumenta muito o conceito de employer branding, que é aquele que está ligado à imagem de um “ótimo local para trabalhar”.

Qualidade no ambiente de trabalho

Muitas empresas citadas acima investem em programas de bem-estar, férias e horários flexíveis. Isso torna a cultura da organização mais envolvente e atrativa, e pode ser agregado como valor, além dos salários.

Endomarketing

Uma marca do empregador de alta reputação, com EVP elevado, também se faz com endomarketing, que são as ações de marketing que se aplicam do lado de dentro da empresa, à equipe do quadro funcional.

O endomarketing investe na relação com seus colaboradores, com diálogo aberto e compartilhamento de conquistas. Para fomentar a credibilidade do púbico externo, é preciso engajar, motivar, educar e satisfazer também do lado de dentro.

Desafie!

Outra estratégia para melhorar os resultados com um EVP alto é desafiar o colaborador. Deixe claro que se ele mostrar a que veio, outras oportunidades surgirão.

Ele precisa saber que está sendo inspirado a crescer. Ambientes monótonos, que não reciclam  os conhecimentos dos colaboradores e não dão novas oportunidades para voos mais altos,  não costumam abrigar colaboradores felizes.

Dar ao colaborador um trabalho desafiador é uma via de mão dupla, bom para ele e para a empresa.

EVP: Como fazer a empresa ser um sonho de consumo para os funcionários