CONTEÚDO NEXIALISTAS

Como formar uma equipe de alta performance

Filtro: postado em: 01/12/2018

Como formar uma equipe de alta performance

Todos os líderes querem uma equipe de alta performance. Mas qual o segredo para ter sob a sua batuta profissionais competentes, que gostam de desafios, atingem sempre os resultados e que demonstram bom entrosamento com o grupo?

Na verdade, segundo pesquisas da Forbes, o desenvolvimento de equipes de trabalho com alta performance passa sempre por uma gestão de alta performance.

Ou seja, é preciso também uma liderança de alta performance.

Confira aqui como realizar, formar, desenvolver e manter uma equipe de alta performance.

Liderança em equipe de trabalho: como conquistar alta performance?

Se formos pesquisar “alta performance, significado”, vamos encontrar a resposta: atingir todo o seu potencial e desfrutar de tudo que suas habilidades possam proporcionar.

Então, fica mais que claro que um líder que sabe realizar uma boa gestão de equipes vai conseguir atingir resultados melhores, conseguindo ele mesmo alcançar seu potencial e utilizar suas habilidades em prol do bem comum na organização.

E quais são as habilidades que proporcionam a um líder ter uma equipe que ganhe notoriedade pelos seus resultados?

Fala-se muito em saber inspirar os liderados, criar energia e entusiasmo na equipe, imbuí-los do sentido de missão em seus trabalhos, de comprometimento baseado no espírito coletivo. E tudo isso leva a mais uma habilidade que pode fazer toda a diferença: saber administrar conflitos e promover soluções.

Imagine um líder que tenha um profissional muito competente na equipe, mas que é um tanto individualista. É certo que esse comportamento vai acabar gerando conflitos e diminuindo a performance do grupo.

O bom líder vai saber como reduzir essas fogueiras das vaidades e incentivar o diálogo e colaboração mútua.

E isso envolve também muita comunicação entre o líder e seus liderados, saber dar a direção do trabalho, manter a transparência em todos os processos e resultados, além de gerar confiança em seus liderados, com um comportamento consistente.

Mas o que é equipe de alta performance?

Podemos dizer que uma equipe alta performance é aquela que trabalha de forma harmônica, sempre supera as expectativas e está sempre ávida por novo desafios.

Além disso, demonstra alto grau de competência em qualquer circunstância, é muito comprometida com a organização e os resultados, e, além de tudo, é muito alinhada internamente.

Quem tem essas características está sempre em uma boa posição em relação ao futuro do emprego.

O comportamento da equipe

O mercado muda, os processos mudam e a própria gestão do negócio está sempre passando por reciclagens.

Por isso, além de tudo que já foi dito, uma equipe de alta performance, apesar de cada membro já ter conhecimentos técnicos em sua área, sempre está pronta para aprender mais.

Aprender novos processos de trabalho e multiplicar esses conhecimentos entre seus pares é imprescindível.

Diríamos que esse comportamento deve ser constante. É justamente essa a base do desenvolvimento pessoal e coletivo: aprender e ensinar.

Assim, podemos dizer que uma equipe de alta performance descarta sempre a zona de conforto.

Foco em resultados

Mesmo tendo um líder, o time de alta performance não tem medo de ser pró-ativo, sabe olhar para frente e agir de forma preventiva.

Em uma equipe com esse nível de excelência, os membros são responsáveis pelas suas próprias decisões, comportamentos e aprendizados.

A equipe está focada nos resultados, objetivos comuns, respeitam e valorizam a diversidade de pensamentos e a interdisciplinaridade de conhecimentos.

Normalmente, as equipes com esse alto grau de comprometimento, produzem com muito mais intensidade ações necessárias para atingir as metas e manifestam alto nível de habilidades individuais.

E quem não quer uma equipe assim?

Como formar uma equipe de alta performance?

Para formação de time de alta performance, é importante algumas percepções do líder, como selecionar pessoas com grande grau de diversidade, tanto pessoal, quanto técnica.

Essa heterogeneidade na equipe vai possibilitar mais riqueza nos resultados.

Cada um tem a sua habilidade técnica necessária, mas as vivências diferentes permitem diversidade de opiniões que podem enriquecer os resultados.

Com essa riqueza de experiências e o entrosamento, as equipes podem proporcionar mais velocidade de ideias, inovar mais rápido e executar com mais qualidade.

Mais uma vez, tudo deve ser em prol do bem comum.


Tudo começa na seleção

Para ter uma equipe de alta performance é preciso que o líder também acompanhe de perto a seleção dos profissionais.

Além de garantir as competências técnicas imprescindíveis e até verificar características como saber trabalhar bem em equipe, o líder vai conseguir visualizar melhor a formação da equipe que vislumbrou.

Com isso, vai conhecer melhor as pessoas, saber suas competências e personalidades.

E uma dica a mais neste processo seletivo: fique atento a talentos que possam estar sendo desperdiçados em outras organizações.

Não tema em propor que esses profissionais venham para a sua empresa para fortalecer a sua equipe.

Outro dado importante para as equipes de alta performance, é que o ambiente onde elas atuam seja leve, mas que mesmo assim ninguém ache que pode abrir mão de suas responsabilidades.

Ao formar equipes de alta performance, é primordial que todos estejam dispostos a disponibilizar suas energias para alcançar resultados e encorajar os outros a atingir as metas.

Esse bom clima deve partir também do líder, ao ser comunicativo, transparente e inspirar confiança. Todas essas características vão gerar um clima mais harmonioso.

como formar equipes de alta performance nexialistas (1)

Como desenvolver equipes de alta performance?

Depois de formada, uma boa prática para desenvolvimento de equipes com excelentes resultados, é investir em capacitação por meio de treinamentos e cursos.

Isso vai conferir melhores resultados sempre, porque os conhecimentos estarão sempre sendo renovados e atualizados.

Além disso, saiba unir as pessoas, crie sinergia (ação ou esforço simultâneos, integração) entre elas, além de recompensá-las, sempre que possível.

Elogios para bons resultados e até outras iniciativas para premiar o bom desempenho são sempre estimulantes.

Outro ponto: já que conhece bem sua equipe, confie, saiba delegar corretamente as tarefas, mas fique por perto.

As pessoas querem se sentir amparadas em sua jornada na empresa. Cuidado e zelo vão proporcionar mais vontade de desempenhar melhor.

Esses são apenas alguns pontos para ter uma equipe de alta performance, mas é claro, que cada líder pode encontrar novas técnicas para formar um “dream team”.