CONTEÚDO NEXIALISTAS

Como dar feedback e como receber

postado em: 15/02/2018

Como dar feedback e como receber

Qual é a sua postura ao receber um feedback? Sente-se criticado, perseguido? Ou se você é o líder, costuma dar feedback aos seus liderados? Ou prefere não dizer nada para não melindrar ninguém?

Saiba que dar e receber feedback é essencial para o desenvolvimento do trabalho em qualquer tipo e tamanho de empresa.

Podemos dizer até mesmo que dar e receber um feedback é um presente, em qualquer dos lados que o profissional esteja. Se você é o líder estará dando  uma oportunidade de ver a sua empresa crescer ou se é o liderado estará recebendo a oportunidade de melhorar o próprio trabalho.

O que significa feedback?

Feedback: significado é realimentar ou dar resposta a algum pedido ou acontecimento. É uma palavra inglesa usada em áreas como Administração de Empresas, Psicologia e até  Engenharia.

Em alguns contextos, pode significar também resposta ou reação.

O que é feedback no mercado de trabalho?

No mercado de trabalho, feedback significa um parecer sobre uma pessoa ou sobre um grupo a respeito do desempenho no trabalho ou resultado de algum projeto.

E essa medida é crucial para as empresas que prezam a confiança e a comunicação.

Muitas  pesquisas apontam que quando os liderados não recebem retornos sobre seu trabalhoo em uma organização, sentem-se perdidos, não sabem para que rumo vão, se o trabalho está agradando ou não. Gera uma certa angústia e até mesmo desmotivação.

Isso é  bastante compreensível porque os comentários a respeito de um desempenho ou postura profissional  ajudam as pessoas a crescerem pessoal e profissionalmente.

Mas é claro que é mais fácil receber uma crítica positiva do que uma negativa, porque todo feedback traz retornos e consequências.

{ O que é feedback positivo? É receber um elogio  ou uma critica positiva sobre o comportamento ou desempenho profissional}

{O que é um feedback negativo? É uma crítica negativa sobre o comportamento ou desempenho profissional}

Mesmo assim, muitos especialistas garantem que feedback positivo e negativo, os tipos de feedback, não importam. Tudo é feedback e não deve ser encarado como positivo ou negativo, apenas como uma crítica construtiva que vai possibilitar crescimento em qualquer caso.

Se foi positivo, o profissional terá ainda mais oportunidade de focar em seus pontos fortes e seguir mantendo esse padrão.

Enquanto, no feedback negativo, o profissional poderá ser orientado a mudar de postura ou a linha de trabalho. É também uma excelente forma de observar o que pode ser melhorado e, assim, todos crescem.

É uma maneira de demonstrar que existe apoio mútuo e que o liderado está sendo observado de perto, o que poderá promover mudanças positivas. Por isso, não precisa ser considerado como um julgamento, uma caça às bruxas ou apontamento de defeitos sem qualquer critério.

Como dar feedback e como receber

Como dar feedback?

Por todos esses motivos, se você é um líder que não costuma dar feedback, esse comportamento também precisa ser mudado. Especialmente se você sonha com uma equipe de alta performance.

Dentro dos atributos de quem ocupa um papel de liderança, entender que é preciso dar feedback pode ser  a diferença entre ver uma equipe decolar ou afundar.

Mas, é preciso saber como fazer essas críticas construtivas, que precisam ser de qualidade, específico e direto.

Além disso, a intenção também conta. Por exemplo, tecer críticas constantes e negativas perante todos só porque não tem afinidade com a pessoa, não é o melhor caminho.

Não vale ridicularizar, ofender, agredir ou diminuir a pessoa que está recebendo o feedback, só para demonstrar poder. Aliás, isso sequer é feedback, isso é assédio moral.

Mas nem todos os líderes sabem como dar feedback de maneira efetiva. Por isso, separamos dicas para que você saiba como fazer feedback com os funcionários tanto pessoalmente como quando é preciso fazer um feedback escrito:

  •  Assuma uma postura positiva e próxima da sua equipe. Demonstre que quer o crescimento e que conhece o trabalho de todos.
  •  Seja ponderado e sereno ao falar (ou escrever), sem perder a firmeza e a assertividade.
  • Demonstre apontamentos específicos e individuais. Não generalize o grupo em função do mau comportamento de um único membro.
  • Evite a primeira pessoa. Exponha primeiro a consequência do ato da pessoa, o que já justifica o feedback antes mesmo de ser dado. Por exemplo: “O andamento das reuniões é prejudicado quando você chega atrasado, por favor, evite da próxima vez.”
  • Substitua a palavra “tentar” por “fazer”. Exemplo: “Por favor, chegue na hora da reunião amanhã!”
  • Evite os condicionais. Exemplo: “Eu gostaria que você compreendesse” por “Eu peço que você compreenda”.
  • Seja rápido ao dar o retorno sobre os acontecimentos, tanto se for de uma linha mais positiva ou negativa. Nem bons, nem maus comportamentos devem passar batido.
  • Proponha um acordo de melhoria.  O que pode ser feito para mudar esses resultados? Se ofereça para auxiliar sempre.
  • Garanta que seu recado foi entendido, especialmente ser quer a mudança no comportamento de um liderado.

via GIPHY

Como receber um feedback?

Você está interessado em saber o que seus líderes e pares pensam sobre seu trabalho? Então, aprenda como receber essas críticas. Esteja preparado!  Não encare como afronta ou perseguição.

Veja algumas posturas corretas:

  •  Tente demonstrar apreço a quem dá está dando o retorno sobre o seu trabalho.
  • Ouça sem interromper e procure entender o que está sendo apontado sobre o seu desempenho.
  • Não fique na defensiva se for uma crítica com viés negativo. Se preciso, pode argumentar e explicar seus motivos para um resultado que não foi satisfatório, mas sem justificativas sem fundamentos. Se errou, não tem problema. Assuma os seus erros e se abra para a possibilidade de acertar da próxima vez.
  • Caso esteja ficando nervoso, procure respirar mais profundamente, beba água.
  • Se entendeu o recado, manifeste com uma afirmação de empatia, que expresse compreensão do ponto de vista abordado.
  • Se for o caso, peça desculpas e comprometa-se em mudar ou melhorar.
  • Caso realmente tenha ficado chateado e se sentindo injustiçado, procure manifestar esse sentimento depois que os ânimos estiverem contidos. Dê um tempo e escolha outra hora para fazer essa devolutiva.

Como dar feedback ao chefe?

Sim, às vezes é preciso, mas como dar feedback ao chefe? Pode parecer uma saia justa, mas o líder pode te agradecer por isto. Nesta situação, a dica é ficar próximo a ele, dizer sinceramente os pontos que podem estar causando ruído no desenvolvimento do trabalho, se oferecer para auxiliar e demonstrar interesse em melhorias gerais para o desenvolvimento do trabalho. É importante mapear o momento de dar esse retorno ao seu líder. Ele pode não estar preparado para ouvir e você pode se queimar. Muito cuidado. Seja sensato.

Outro caso é quando todos os profissionais passam por avaliações de desempenho, inclusive os líderes. Então se você precisa dar um feedback, proposto pela empresa, sobre o seu líder, procure avaliar os comportamentos rotineiros do chefe e não apenas ocasionais. Evite avaliações que levam em conta questões pessoais e não faça julgamentos de valor.

Entendeu qual a importância do feedback?


VAMOS TOMAR UM CAFÉ?

NEXIALIZE-SE

Q