CONTEÚDO NEXIALISTAS

ATD Techknownledge

postado em: 01/26/2018

Na AtdTK a Nexialistas é referência em inovação

As impressões dos Chiefs da Nexialistas,  Alberto Roitman e Anderson Bars, sobre a maior feira de inovação em Tecnologia para Educação Corporativa do mundo!

Dois grandes eventos movimentam anualmente a INDÚSTRIA de treinamento e desenvolvimento mundial. A ATD, Association for Talent Development realiza um encontro de grande porte, sobre os diversos temas que envolvem a educação, geralmente em maio e em um evento mais exclusivo, específico para tecnologias de aprendizagem, sempre no começo de cada ano. Desta vez o ATD Techknownledge, como é conhecido, foi realizado em SAN Jose, na Califórnia.

Mil e quinhentos profissionais tiveram a oportunidade de discutir assuntos de extrema relevância sobre educação. Mas antes de dizermos quais são as principais conclusões deste encontro, um primeiro aspecto já chama muito a atenção. Ambos os congressos acontecem, neste ano, na Califórnia, especificamente no Vale do Silício. Isso passa a ser uma importante interpretação que a ATD faz, e ao mesmo tempo, passa um recado direto. Não se trata de uma coincidência, mas sim, a afirmação de que não se pode separar educação corporativa da tecnologia. O vale do Silício é a maior referência mundial em tecnologia e inovação, e se precisamos realizar um congresso de educação corporativa, nada melhor do que escolher a fonte da geração de bites e bytes para oficializar esse casamento. Trata-se de colocar uma pá de cal no pensamento old fashion de que treinamento precisa ser à moda antiga: professor, sala de aula, aluno e provinha no final.

As plenárias acompanharam bem essa linha de raciocínio. Debates em torno do verdadeiro papel do instrutor, a real utilidade de e-Learning, LMS com pouco valor agregado e processos de gamificação que divertem muito mais do que ensinam foram duramente criticados. Em uma das sessões, com 3 diretores de RH das maiores empresas do setor de telecomunicações americano, ouviu-se uma frase que poderia se tornar um meme. ‘’Se o LMS da sua empresa desaparecer, ninguém vai notar”. Isso abre um precedente importante, se o LMS passa a ser um sistema sucateado de tecnologia, rapidamente superado, qual poderia ser o seu aproveitamento? Uma das alternativas mais viáveis seria tornar-se uma intranet mais avançada, conciliando um processo de formação com comunicação.

Falou-se muito sobre como tangibilizar a inteligência artificial no processo educacional. Aqui, um consenso foi alcançado rapidamente, WATSON se materializa pelo chatbot, uma caixinha, literalmente, posicionada no canto inferior da tela, que provoca o usuário a desafiar a inteligência da comunicação. Isso é o futuro. Mas o futuro já chegou. Acompanhe abaixo outros temas que vêm tirando o sono dos profissionais de RH das empresas e aproveite para discutir internamente como aplicar esses conceitos no Learning Strategy da sua companhia. Caso você queira se aprofundar em um dos temas, procure as lives que a Nexialistas realizou diretamente do evento por meio das redes sociais!

 

Para pensar…

  • Realidade Aumentada e Virtual – como baratear e tornar sob medida para as empresas?
  • Endo training marketing – a equipe de T&D está preparada para ensinar os líderes a se comunicarem melhor?
  • Microlearnings: apenas treinamentos curtos ou que vêm alcançando o objetivo de ensinar rapidamente os profissionais?
  • Curva do processo de aprendizagem já começa no momento do recrutamento e seleção
  • O mundo vem mudando rapidamente e precisamos assumir que nossas equipes não vão acompanhar essa mudança se não tiverem o suporte adequado!

Na AtdTK a Nexialistas é referência em inovação

Nexialistas como referência de inovação em pleária da AtdTK

A Nexialistas foi citada na palestra de uma cientista que falava a respeito de novas metodologias, como referência de inovação por utilizar realidade aumentada. É isso. A gente vai a um congresso buscar novidade e acaba aparecendo como a própria novidade! No momento em que nossos exemplos foram citados a palestra veio abaixo, todo mundo queria entender mais sobre os exemplos que levamos e isso porque a amostra nem se compara com o que estamos fazendo para nossos clientes no Brasil. É demais! Uma empresa Brasileira, feita por gente boa, verdadeira, competente, a fim de se dedicar e de trabalhar, que se torna referência em um congresso no Vale do Silício!

O chief da Nexialistas, Alberto Roitman estava nesta plenária no momento em que fomos citados e pode ver que a palestra parou, veio abaixo, todo mundo só queria entender um pouco mais sobre os exemplos que nós trouxemos e isso porque o que a gente trouxe nem se compara com estamos fazendo para nossos clientes no Brasil. É demais! Uma empresa Brasileira, feita por gente boa, verdadeira, competente, a fim de se dedicar e de trabalhar, que se torna referência em um congresso aqui no Vale o Silício!

Na AtdTK a Nexialistas é referência em inovação