Aprenda Rápido

Nesta sessão, você poderá ver diversas palestras, trechos de filmes usados em
treinamento, ou mesmo pequenos vídeos que são interessantes para se desenvolver.

.
.

METODOLOGIAS


Este vídeo mostra o que é possível fazer para diminuir um terrível indicador que temos no trânsito: os acidentes com pedestres ansiosos, que não esperam o momento certo para atravessar a rua. Veja como iniciativas como esta podem melhorar significativamente o meio em que vivemos e ainda melhorar o bom humor das pessoas.

Este é o vídeo produzido pela Lego para contar sua incrível história. A principal mensagem que tirei dele é sobre perseverar. Dificilmente alguém chega onde deseja logo na primeira tentativa. É necessário insistir e aprender com os erros. No ano de 2015 a Lego foi escolhida como a marca mais poderosa do mundo. Faço uma reflexão mais aprofundada deste tema no meu livro: Você é o que Você Entrega.

Gosto de mostrar este vídeo quando tenho altos executivos como participantes em um treinamento. Muitas vezes, as empresas nos contratam para promover reflexões em seus líderes. Muitos destes executivos tem o “nariz empinado”, mal falam com suas equipes e gostam de manter a porta fechada. Neste vídeo, o antigo presidente da Japan Airlines, Haruka Nishimatsu, dá exemplos de Liderança com Humildade, e como se tornar referência para seus funcionários.

Ric Elias estava no voo que aterrissou emergencialmente no Rio Hudson. Em sua palestra proferida no TED, vemos as suas principais lições aprendidas quando concluiu que estava prestes a morrer. Em um relato franco e aberto, sentimos muita sinceridade em suas palavras. Gosto de passar esse vídeo nos finais dos treinamentos pois faz as pessoas refletirem que a vida é muito mais do que trabalho.

Agora vejam a animação produzida sobre o que aconteceu no voo que aterrissou no Rio Hudson. A calma do piloto e seu controle emocional chamam muita atenção. O percurso foi simulado por diversas vezes em um simulador de voo e diversos pilotos não conseguiram o mesmo feito. Por sua vez, o piloto Chesley Sullenberger, conhecido como herói do Rio Hudson, repetiu o sucesso todas as vezes que simulou o ocorrido.

Escolhi colocar este vídeo pois ele materializa em muito a minha vontade de ajudar os outros a arrumar empregos melhores ou recolocar pessoas. É uma bonita ilustração de que o pouco que fazemos pode transformar a vida das pessoas. Já ouvi de alguns amigos sinceros desabafos de terem dormido mais felizes, depois de saberem que eu os estava ajudando a arrumar emprego.

Gosto de passar esse filme nos treinamentos de líderes, principalmente para a alta liderança. Muitos dos presentes se tornam inacessíveis, demonstrando serem extremamente difíceis. A metáfora de manter a porta aberta para qualquer colaborador não é uma realidade para muitos gestores. Veja que ótima demonstração de humildade e venda de imagem pessoal.

As pessoas estão perdendo a noção da importância das relações. Muitos profissionais que passam a trabalhar incessantemente, deixam de valorizar os aspectos mais básicos do relacionamento. Neste trecho, vemos exemplos de militares americanos que voltaram de surpresa para suas casas, e seus amigos capturam o momento exato em que acontece o tão esperado reencontro. Depois de ver este filme, certamente você vai ligar para um parente próximo e dizer que o ama.

Marina Abramovic é uma das artistas performáticas mais reconhecidas da atualidade. A maior parte de suas obras tem a presença do corpo humano em questão central. Nesta performance, Marina se sentava em uma cadeira e compartilhava um minuto de silêncio com um desconhecido. Separados por uma mesa, Marina e o “visitante” trocavam olhares e as pessoas ao redor imaginavam os pensamentos de ambos. Em uma surpresa, produzida pela organização do evento, Marina deparou-se com um antigo amor. Este vídeo serve para mostrar que deixamos nossa marca por onde passamos. Qual marca você quer deixar para as pessoas com quem se relaciona?

Liderança e Inovação são competências complementares para alguém que deseja se destacar na gestão de pessoas. Porém, como podemos desenvolver ambas características diante de um mercado com demandas tão agressivas? O vídeo publicado pelo TED Cambridge mostra o resultado de uma pesquisa onde 16 líderes foram acompanhados de perto. A grande conclusão que temos é: Esqueça tudo o que foi falado sobre liderança até agora….

Um dos meus passatempos favoritos é estudar discursos. Gosto de colecionar no meu computador alguns dos que influenciaram a humanidade e marcaram a história mundial. Compartilho com vocês um dos meus favoritos: o discurso de Malala Yousafzai, no plenário da Onu. Malala desafiou a organização terrorista Taleban, que havia proibido crianças de estudarem no Afeganistão, e por isso, foi alvejada no rosto. Sua coragem permitiu que ela se torna-se símbolo da paz e da educação.

Nos treinamentos que ministro, este vídeo sempre faz muito sucesso, pois estimula as pessoas a discutirem a famosa “zona de conforto”. Todos nós já estivemos nela, e sentimos a dificuldade de assumir riscos de sair dela. Depois que realizo um debriefing sobre a importância de mudarmos nossas atitudes, compartilho com os participantes um conto indiano, onde um pequeno pastor tinha uma vaca, que o acompanhava onde fosse. Esta vaca lhe dava o sustento do dia a dia , mas o impedia de conhecer o mundo. Então o jovem pediu ajuda para seu Deus, que imediatamente, atirou um raio e matou a vaca. O jovem se desesperou, mas com isso, teve de procurar um novo meio de subsistência. Assim, ele conheceu o mundo inteiro e prosperou.

Você sabe o que são MOOC´s? A sigla, que significa Massive Open Online Courses, define os cursos criados pelas universidades de elite mais conceituadas do mundo sobre determinados assuntos relevantes para a atualidade. Como o próprio nome diz, são cursos online e gratuitos. Os MOOCs são uma incrível forma de engajar pessoas a aprender de uma forma colaborativa, ou seja, participando de discussões e fornecendo mutuamente conhecimento. Vale a pena reservar um tempo para se auto-desenvolver. Deixo aqui uma lista dos MOOC´s mais reconhecidos pela qualidade e profundidade de conteúdo.

Gosto também de usar este trecho de filme nos meus treinamentos e palestras, principalmente quando falo sobre Inovação e Criatividade. No filme Indiana Jones – Caçadores da Arca Perdida, havia uma longa cena em que Harrison Ford faria uma luta de espadas com um vilão. Diz a lenda que, no dia anterior à gravação, Ford teve uma forte intoxicação alimentar e não tinha energia suficiente para gravar uma cena tão demorada. Steven Spielberg decidiu alterá-la e por conta disso, Indiana Jones simplesmente resolveu a controvérsia dando um tiro no bandido. A cena tornou-se uma das mais lembradas e engraçadas do cinema. Um claro exemplo onde a necessidade é a mãe da inovação.

Em Matrix, Neo está sentado em uma cadeira fazendo um “download” de informações em seu cérebro. Assim, que este processo termina, ele diz: “Eu sei kung-fu!” Neste momento, Laurence Fishburne, que faz o papel de Morpheu, diz: “Então me mostre”. Na cena seguinte ambos aparecem em um do-jo, devidamente vestidos. Neo começa abusando dos conhecimentos, fazendo piruetas, movimentos de um faixa preta mas, inexplicavelmente, todos os ataques que faz a Morpheu são absolutamente bem defendidos e contra-atacados. Neo acaba apanhando, e feio. Ele não compreende como isso pode ter acontecido. Seria uma falha no download? A explicação vem logo a seguir. Olhando Neo no chão, Morpheu olha para ele e diz, “Conhecimento sem habilidade não serve para nada”.

Este é um maravilhoso filme, produzido pela Pedrigee que fala principalmente sobre transformação. A mudança de atitude é muito difícil em um ser humano, que dirá a mudança de comportamento. Freud, em um de seus melhores estudos, revela que as pessoas somente mudam para evitar uma dor ou para buscar um prazer. Neste filme vemos que as duas situações acontecem simultaneamente. Convido você a visitar o site da Pedigree e conhecer o fantástico trabalho que realizam no desenvolvimento do ser humano por meio da adoção de cães. São milhares de histórias de amor e porque devemos ter esperança (ainda) na humanidade.

Esta é minha homenagem ao saudoso Antonio Abujamra. Passei a gostar ainda mais do seu Programa “Provocações” (TV Cultura), depois que soube que o pai de minha amiga Natalia Bacic trabalhava com ele. O que me chamou mais atenção foi a simplicidade de seu programa, mas com uma profundidade invejável dos conteúdos. Este vídeo trata de uma combinação perfeita. O poema de Cecilia Meirelles recitado por Abujamra tem uma interpretação única. Ele parece o autor de tão bem que profere os versos. Poucos homens foram tão versáteis quanto Antonio Abujamra. Deixa saudade em uma época em que jornalistas de verdade são trocados por apresentadoras de televisão com mini saias.

O filme Validation mostra como um sorriso pode fazer a diferença na vida das pessoas. Todos nós nos relacionamos com os mais variados tipos de pessoas, todos os dias. Receber um sorriso de alguém muitas vezes é consequência deste “alguém” ter recebido anteriormente um sorriso. A corrente do bem é muito forte e transforma as pessoas. Mas mesmo aqueles que enxergam o poder do sorriso precisam de incentivos. Este filme tem uma mensagem de esperança e faz com que reflitamos se estamos do lado dos que elogiam, são elogiados ou simplesmente dos que querem quebrar a corrente

Nesta continuação do filme Validation, vemos que mesmo os mais otimistas podem ter suas quedas. No livro de Daniel Goleman, o tema da Automotivação é tratado de forma aberta e reforça que todos nós devemos buscar a Automotivação sozinhos. Nem sempre haverá alguém ao nosso lado para despertar esse sentimento, desta forma, descubra o que te motiva e invista neste aspecto. Descubra o que te desmotiva e se proteja ou se blinde. Nada pode te derrubar.

Este é um excelente vídeo para o término de um treinamento, mas também para aqueles que estão muito envolvidos nas atividades profissionais deixando de lado as coisas mais importantes da vida. Há um site que reúne filmes e mensagens de muita qualidade. Trata-se do Thai Good Stories, que produz o que há de mais interessante sobre as relações humanas e sua relação com o meio em que vivemos. O vídeo acima mostra como alguém sem dinheiro e sem estudo pode ser tão rico, apenas com atitudes.

Ainda há muita polêmica sobre doar esmolas ou dinheiro a alguém. Por outro lado, é impossível enxergar, no momento da concessão do dinheiro, o que há por trás do ato de pedir. Algumas pessoas simplesmente não conseguem entender que a dependência do dinheiro nada tem a ver com a vontade de progredir. Já vi muitas pessoas dizendo nos faróis que se tratam de vagabundos ou preguiçosos. Realmente, é um tema que ainda teremos que amadurecer em muito.

Para você, o que significa ser rico? Enquanto algumas pessoas imaginam que a riqueza está atrelada a quantidade de valores na conta corrente, algumas pessoas já entenderam que ser rico não é sobre quanto você tem, mas sim, quanto você pode dar. Lições como essa são ensinadas desde o começo da vida. A relação de pai e filho podem mostrar como os principais valores da vida são percebidos, mesmo que tarde um pouco essa constatação.

As empresas já perceberam que a inovação e a criatividade são as melhores maneiras de divulgar seus produtos. Ainda vemos esse movimento ser muito mais forte na indústria do cinema. Aqui, veremos dois bons exemplos. No lançamento do filme Terminator, se Arnold Schwarzenegger, o mesmo se passa por um boneco de cera, em uma das lojas da franquia Madame Tussauds. A reação do público é de espanto e divertimento. Impossível não criar uma empatia com o personagem e recompensar a ideia desta divulgação, assistindo ao filme.

No lançamento do Filme 007 – Operação Skyfall, haviam nada menos do que outros 5 grandes filmes com sua estreia programada para a mesma semana. Para fugir do convencional lançamento, onde os protagonistas são convidados a assistir ao filme, em uma badalada sala de cinema, ou mesmo organizar uma grande festa para a imprensa, o estúdio decidiu fazer uma ação dentro de uma estação de trem europeia. A repercussão desta ação foi tão grande, que o filme foi o campeão de bilheteria e rendeu a Daniel Craig a consolidação de sua imagem atrelada ao personagem.

É absolutamente motivador estar ao lado de pessoas que sabem exatamente o que querem da vida. Por mais que escutem palavras de desestímulo, parece que as mesmas servem de combustível para levá-los adiante. Você sabe o que quer da vida? Tem cultivado todos os dias ações para se transformar em um ser humano cada vez melhor? Entende que se continuar fazendo o que está fazendo alcançará seus objetivos? Precisamos ser incansáveis inconformados. Vamos atrás do que queremos! Poucas pessoas viram referência de sucesso pois elas fazem exatamente o que a maior parte não faz. Elas não desistem!

.